Cliente - CompuFour

Guia da NFe 4.0


Como sabemos, em breve a SEFAZ migrará a versão da NFe e NFCe para a versão 4.0, porém, esta mudança pode impactar alguns clientes que ainda usam Windows XP, Vista e Server 2003, isso porque estas versões não possuem suporte ao protocolo TLS 1.2 ou superior conforme obrigatoriedade da SEFAZ. Caso ainda seja usuário do Windows Server 2003/2008, Windows XP, Windows Vista e alguns casos até o Windows 7 (dependendo da UF) e emita NFe ou NFCe, providencie com seu técnico de informática a migração para uma versão superior do Windows. 

O protocolo TLS é um protocolo de criptografia de dados usado na internet, ele é mais seguro do que os usados atualmente. Importante lembrar que esta não é uma exigência da CompuFour e sim da SEFAZ. Conforme a obrigatoriedade da Sefaz, a partir do dia 02/08/2018 estará disponível a versão 4.0, por isso, caso ainda utilize uma das versões antigas do Windows acima citada, realize o quanto antes a atualização de seu sistema operacional. 

Lembrando que caso não utilize a versão 2018 do sistema, também deverá realizar a atualização do mesmo, caso contrário não conseguirá emitir a venda.

O que é NFe 4.0?

A NF-e 4.0 é uma nova versão da nota eletrônica que traz algumas alterações quanto a leiaute e validação de novos e antigos campos. A nova regra começa a valer a partir do dia 02/08/2018 e conforme informado pela SEFAZ, as necessidades de alteração de leiaute da NF-e são agrupadas durante um tempo e acabam compondo uma versão nacional anual, ou a cada dois anos. O objetivo é evitar alterações frequentes do leiaute da NF-e, de maneira a diminuir a necessidade de manutenção nos sistemas de emissão de NF-e para as empresas e para as SEFAZ.

Este artigo tem o objetivo de divulgar as alterações da nota 4.0 e mostrar como configurar a mesma, para evitar que novas rejeições sejam apresentadas durante o envio de suas Notas Fiscais.

IMPORTANTE

Primeiramente verifique se você com o sistema na versão 2018.0.0.9 ou superior, para isso, abra o Clipp Store e pressione F8. Na tela apresentada clique em Mais Informações:

Após confira na primeira linha a versão do executável:

Se a versão não for a 2018.0.0.9, clique aqui para acessar o artigo de atualização e realizar a atualização de seu sistema.

Caso seja usuário da versão 2017 do programa, será necessário adquirir a versão 2018. Para isso, entre em contato com nosso setor Comercial pelo 0800 707 0122.

Configurando

  1. Para realizar a configuração acesse em sua área de trabalho o Gerenciador de NFe;
  2. Acesse o menu de Opções > Configurar:

  1. Na aba Webservice marque a opção 4.00 e clique em Ok para gravar os dados:

|Mudanças

Abaixo segue a lista das alterações que iniciam a partir da versão 4.0:

 

 

 

 

 

 

Video





Este artigo foi útil?